Inbound Marketing

O que é o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a ferramenta web do futuro, baseia-se essencialmente na  criação e partilha de  conteúdos originais de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando técnicas de marketing online.

A principal característica deste ”novo marketing” é  privilegiar o interesse dos utilizadores ao invés de tentar bombardear os produtos ou serviços para os clientes, como habitualmente acontece no “velho marketing”.

No Inbound Marketing, a  criação de conteúdo que as pessoas consideram relevante e valioso, provoca o seu ganho de atenção e influencia a navegação até ao seu site criando confiança para uma possível transação.

Esta nova metodologia tem como objetivo estar no lugar certo, à hora certa e com as pessoas certas.

As componentes do Inbound Marketing:

  • Email: O email é considerado a base de comunicação dos negócios. Um bom email marketing é o pilar de toda a estrutura. O foco em conteúdos úteis para o utilizador com mails personalizados conforme o estágio em que este se encontra (propenso a comprar ou após a compra com o intuito de fidelizar). Não compre listas crie a sua própria base de dados. 
  • SEO: A optimização do site para os motores de pesquisa é essencial. Conseguir os primeiros lugares na pesquisa ajuda a ser encontrado.
  • Call-to-Action: Forma mais eficaz para influenciar o visitante a tomar uma acção, como envio de e-mail, pedido de informações ou mesmo contato telefónico.
  • Landing Pages: A principal função é focar o visitante naquilo que é realmente importante na sua visita, sem mostrar o que é acessório. As páginas de aterragem devem ser focalizadas.
  • Redes Sociais: A sua mensagem chega bem longe e cria confiança para ser partilhada.
  • Blogs: Poderosa ferramenta de artigos de informação, o Blog poderá criar tráfego qualificado para o seu site revertendo em leads comerciais.
  • Rich Media: Devido ao forte crescimento da visualização de vídeos nos dispositivos móveis e em sites de referência, estudos provam maior sensibilidade à compra após a sua  visualização.

Veja algumas estatísticas do Inbound Marketing

  • Inbound Marketing  é  62% mais barato do que Outbound Marketing;
  • As empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links direccionados para o site;
  • 67% das empresas B2C e 41% das empresas B2B adquiriram um cliente através do Facebook
  • 57% das empresas adquiriram um cliente através do Blog e 42% através do Twitter
  • 46% das pesquisas são para obter informações sobre produtos ou serviços
  • 72% dos executivos dizem que as redes Sociais ajudam no fecho de negócios
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.

Fonte: Pamela Vaughan - Blog.Hubspot.com

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